27.11.06

Banco de Ensaio nº 06
My Chemical Romance – The Black Parade

O grupo de Gerard Way tem vindo a crescer e a aumentar o número de fãs em todo o mundo. Apesar de em Portugal não serem, ainda, uma banda popular, os My Chemical Romance somam primeiros lugares nos principais tops lá de fora. Mesmo que os nossos tímpanos consigam identificar as diversas influências que vão discorrendo pelos vários temas, a realidade é que o álbum respira música competente e inspirada, revelando um projecto com profissionalismo e atitude.

Este novo disco, “The Black Parade”, é um trabalho conceptual que tem no epicentro a história de um jovem que sofre de cancro em fase terminal. Um tema por si só forte e que mexe com o comum dos mortais. Um dos melhores discos que escutei nas últimas semanas e que recomendo. Para escutar num bom Hi-Fi e com o volume elevado.


Banco de ensaio nº 06 transmitido no programa Atlântico da Antena Miróbriga em 25/11/2006

Site: http://www.mychemicalromance.com

“The Black Parade” encontra-se à venda nos sítios habituais ou através da Internet.



Vídeo de "Welcome to the Black Parade"


"Cancer" ao vivo

20.11.06

Banco de Ensaio nº 05
Frida Hyvönen - Until Death Comes

Frida Hyvönen - Until Death ComesO quinto capítulo do “Banco de Ensaio” foi para o ar na emissão de sábado passado do Atlântico na Antena Miróbriga e tenho de agradecer ao Bruno Gonçalves Pereira a divulgação exemplar – curta e directa – que realiza a este blogue. Tanto essa informação como a primeira newsletter que enviámos na semana passada implicaram um aumento significativo do número de visitantes. Aproveito para agradecer ao Jorge Guimarães Silva, do excelente blogue “A Rádio em Portugal”, o pequeno texto que dedica a este espaço.

Começo, também, a receber os primeiros feedbacks pessoais ao espaço. Agradeço o eco porque a coisa é mesmo para ser interactiva e aproveito para esclarecer uma questão que me tem causado saudáveis dores de cabeça. Quando opto por um determinado disco, faço-o pela obra integral que escutei e analisei. Porém, na hora de mostrar o álbum tenho de optar por uma música que seja uma amostra do mesmo. A dor de cabeça é ter de decidir o tema a divulgar porque, geralmente, a escolha pessoal difere da escolha reflectida a pensar no auditório. E, como não estou a fazer rádio para ser somente escutada por mim, tenho de ser coerente e optar por uma faixa o mais mainstream possível. Existem situações em que consigo “não mostrar o óbvio”, ou seja, em que consigo seleccionar uma canção igualmente forte e que não coincida com o single promocional. Todavia, noutros casos, gostaria de ter a possibilidade de “destapar” o disco integralmente – e não apenas uma amostra redutora – para que o ouvinte conheça convenientemente o trabalho. Mesmo assim, quero acreditar que a música escutada possa suscitar o interesse do ouvinte pela audição da obra integral.

A regra de mostrar uma música por álbum foi quebrada nesta emissão. Desta feita, viajámos até à Suécia para conhecer o álbum de estreia de Frida Hyvönen. “Until Death Comes”, editado localmente em 2005, foi fruto do interesse que suscitou, lançado internacionalmente em Outubro de 2006. Optar unicamente pela canção mais comercial não me pareceu ser a melhor solução e, dada a compreensão manifestada pelo Atlântico, foi, desta vez possível mostrar não uma, mas, duas canções. Se bem que gostaria de ter conseguido juntar “N.Y.” às duas músicas emitidas! Espero que gostem!


Banco de ensaio nº 05 transmitido no programa Atlântico da Antena Miróbriga em 18/11/2006

Site oficial: www.fridahyvonen.com
Para adquirir “Until Death Comes”:


Vídeo de "I Drive My Friend"


Vídeo de "The Modern"

13.11.06

Banco de Ensaio nº 04
Badly Drawn Boy - Born in the U.K.

Badly Drawn Boy - Born in the U.K.Com “Born in the U.K.”, do very british Damon Gough, artista também conhecido por Badly Drawn Boy, atingimos a quarta emissão do “Banco de Ensaio” e julgo ter começado a conseguir estabilizar tudo o que envolve a preparação, realização e execução deste quebra-cabeças em que me deixei envolver.

Curiosamente, somente dois destes quatros CD's (Enigma e Badly Drawn Boy) têm distribuição em Portugal, encontrando-se disponíveis nas lojas habituais. Para alguns destes discos, tenho recorrido aos serviços da Amazon – que recomendo – por uma questão de qualidade, comodidade e de rapidez na entrega das encomendas de discos não disponíveis nas nossas lojas de referência. Porém, sempre que os trabalhos estejam editados ou distribuídos em Portugal, parece-me importante adquiri-los por cá. Além das vendas contarem para o Top da AFP, estamos também a contribuir para os números da nossa indústria musical e para a nossa economia. Mesmo assim, a minha prioridade centra-se em divulgar artistas pouco conhecidos no nosso País porque essa difusão também é importante para incentivar o interesse geral pela nova produção musical, sobretudo num momento em que não existe muita apetência para conhecer e promover novidades nas rádios nacionais lideres de audiência.

A disponibilização, via blogue, deste espaço radiofónico emitido no Atlântico da Antena Miróbriga é realizada a 96 kbps e tem em consideração a divulgação adicional que a Internet permite. E, acreditem, não se comparara o prazer de ter um CD original na mão e no leitor com as cópias piratas de diversa ordem, mesmo que a qualidade seja de 320 kbps…

Regressando ao “Banco de Ensaio”. Por coincidência, as nacionalidades destes quatro primeiros projectos são diversas. Começámos pelos Estados Unidos (Decemberists), seguimos para a Roménia (Enigma), estivemos no Canadá (Chantal Kreviazuk) e chegámos, agora, à terra fundadora de uma nova realidade pop-rock que teve os Beatles como baluarte. John Lennon, por exemplo, é uma das influências visíveis na canção “Nothing's Gonna Change Your Mind”, além da referência mor neste trabalho chamada Bruce Springsteen.

Damon Gough já possui uma carreira e uma projecção interessantes. Contudo, este “Born in the U.K.” encerra um objectivo superior. O de subir mais um degrau na escada do sucesso. Resta esperar para ver.


Banco de ensaio nº 04 transmitido no programa Atlântico da Antena Miróbriga em 11/11/2006

Site: www.badlydrawnboy.co.uk
“Born in the U.K.” encontra-se à venda nos sítios habituais ou através da Internet.


Vídeo de "Born in the U.K.


Vídeo de "Born in the U.K." (acústico)


Vídeo de "Nothing's Gonna Change Your Mind"

6.11.06

Banco de Ensaio nº 03
Chantal Kreviazuk - Ghost Stories

Chantal Kreviazuk - Ghost StoriesFinalmente os discos começam a chegar pelo correio e as novidades a mostrar no programa Atlântico acentuam-se. Nesta emissão terceira do “Banco de Ensaio”, a escolha recaiu numa compositora e cantora canadiana absolutamente desconhecida em território português. “Ghost Stories” de Chantal Kreviazuk foi o CD eleito nesta semana.

Chantal, além dos seus próprios discos, tem construído uma carreira de prestígio assente em colaborações com outros artistas mundialmente reconhecidos. O mega-sucesso “Under My Skin”, segundo álbum de Avril Lavigne, editado em 2004, foi trabalhado e composto em conjunto com Chantal.

Quem compre e escute “Ghost Stories” vai ficar surpreendido e provavelmente admirado por esta artista não ser conhecida no nosso país. Nomes como Chantal Kreviazuk ou os Decemberists, são bons exemplos do que pretendo mostrar neste espaço. O privilégio de poder optar pela divulgação de artistas praticamente desconhecidos em Portugal é uma enorme vantagem. Mesmo dentro de determinados parâmetros, explicados no texto introdutório de 15 de Outubro de 2006, naturalmente que esta é uma aposta na novidade absoluta. Os discos e as canções que tenho vindo a escolher são claramente mainstream e poderiam figurar em qualquer playlist que desse preferência à novidade.

Uma última nota para o notável programa Atlântico. Desde esta semana que o Atlântico divulga, no final do “Banco de Ensaio”, o endereço deste blogue, de forma a que informações adicionais acerca dos discos possam ser conhecidas. A todos os que nos fazem uma primeira visita, quero saudar-vos e dar-vos as boas vindas. A informação complementar que poderá ser encontrada no blogue varia entre dados adicionais e sugestões de sites oficiais dos artistas ou lojas virtuais através das quais estes discos podem ser adquiridos. Da experiência que tenho com a Amazon inglesa constato que tem entregas ligeiramente mais rápidas (em um ou dois dias) do que a francesa ou a alemã. Porém, a que tem os preços mais apetecíveis é a francesa. Em qualquer dos casos a qualidade do serviço é exemplar.


Banco de ensaio nº 03 transmitido no programa Atlântico da Antena Miróbriga em 04/11/2006

Site oficial: http://chantalkreviazuk.com

Para adquirir “Ghost Stories”:


Vídeo de "All I can do"


Entrevista com Chantal Kreviazuk
Site Counter